terça-feira, 22 de maio de 2018

Futuro cardeal, Dom Ticona:

Não consigo acreditar, sou camponês
Numa entrevista, Dom Ticona diz de si mesmo: “Sou filho de um minerador, sou um camponês, porém, sobretudo sou uma pessoa humilde”. E acrescenta: “O Papa Francisco tem apreço por mim, embora eu desconheça o motivo”.
Dom Toribio com o Papa
Cidade do Vaticano -“Uma notícia surpreendente. Até agora não consigo acreditar.” Foram as primeiras palavras do futuro cardeal boliviano, Dom Toribio Ticona Porco, bispo emérito da Prelazia de Corocoro, na Bolívia.
Futuro cardeal: sobretudo sou uma pessoa humilde
Numa entrevista à agência boliviana Fides, Dom Ticona diz de si mesmo: “Sou filho de um minerador, sou um camponês, porém, sobretudo sou uma pessoa humilde”. E acrescenta: “O Papa Francisco tem apreço por mim, embora eu desconheça o motivo”.
Momento de trabalhar juntos pela unidade da nossa terra
O futuro cardeal enviou uma primeira saudação ao povo boliviano convidando, em primeiro lugar, a “agradecer a Deus por esta nomeação” e, em seguida, se dirigiu “aos irmãos camponeses e mineradores” para explicar que este é o momento de “trabalhar pela unidade da nossa terra, para trabalhar juntos, Igreja e Estado, sem rancor”.
Ultra octogenário, futuro purpurado não será cardeal eleitor
Nascido em 1937, Dom Ticona já superou os oitenta anos e, portanto, não poderá ser um cardeal eleitor. Em todo caso, será o único boliviano a fazer parte do Sacro Colégio. No ano passado, ao completar oitenta nos, dissera de si:
“Trabalhei como engraxate, vendi jornais, sou um minerador, e agora bispo. Agradeço por tudo ao Senhor e não espero mais nada da vida, somente que me acolha quando chegar a minha hora.”
Congratulações do mandatário boliviano
Num tuíte o presidente boliviano Evo Morales dirigiu-se calorosamente ao futuro cardeal: “Uma bonita surpresa, uma designação justa e bem escolhida. Meu respeito e admiração por meu irmão bispo Toribio Ticona, que agora será cardeal, que conheci como grande servidor, não somente da fé, mas também do povo esquecido na pobreza. Continuaremos trabalhando juntos”.
(Agência Sir)
...............................................................................................................................................
                                                                                                              Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário