quarta-feira, 31 de julho de 2013

Paróquia São José - Paraisópolis (MG)


Missas e outros eventos - 1º a 3 de agosto
.................................................................................................................................

Dia 1º - Quinta - 15h - Capela do Hospital Pe. Vanir 
                                 19h - Serra dos Pereiras - Pe. Sebastião

Dia 2 - 1ª Sexta - 15h - Matriz Pe. Sebastião             19h - CP São Francisco - Côn. Braz    
                                                                                          19h - Jacintos - Pe. Vanir
    
Dia 3 - Sábado

19h - Matriz - Pe. Sebastião         - CP São Geraldo - Côn. Braz        - CP São Francisco - Pe. Vanir
...............................................................................................................................................................

Colegialidade episcopal

Conselho de cardeais se reunirá pela primeira vez com o Papa no início de outubro

O cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga (foto), coordenador do conselho de oito cardeais que o Papa Francisco nomeou para ajudá-lo com a tarefa de reformar a Cúria do Vaticano, disse que a primeira reunião com o Santo Padre será nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano.
Do Rio de Janeiro onde participou como bispo catequista da Jornada Mundial da Juventude, o também arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) e presidente do Caritas Internacional, deu alguns detalhes dos trabalhos que vêm realizando os oito cardeais em vistas ao encontro de outubro. O cardeal disse que "a primeira reunião vai ser nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Roma convocada pelo Santo Padre".
Cardeal Rodríguez Maradiaga - Coordenador do Conselho
Depois de indicar que "nosso trabalho neste momento foi compilar material", o cardeal hondurenho assegurou que pode ver que "há muito entusiasmo na Igreja: tanto bispos, como sacerdotes e leigos estão enviando contribuições e por continentes as estamos recolhendo", adicionou.
"Através das conferências episcopais nos estão enviando suas contribuições e também algumas pessoas o fazem particularmente. Ao cardeal Errázuriz (arcebispo emérito de Santiago do Chile) na América Latina, ao cardeal O'Malley (arcebispo de Boston) nos Estados Unidos e Canadá, e assim está sendo com os demais".
Conforme assinala o jornal "La Razão de Espanha", a ideia desta coleta de contribuições é gerar um "instrumentum laboris" ou instrumento de trabalho com o que os cardeais possam chegar antes da reunião de outubro, a uma proposta que o cardeal fez ao Papa no Rio de Janeiro em uma reunião privada que teve com ele no dia 23 de julho na residência de Sumaré onde esteve hospedado na cidade brasileira em que presidiu a Jornada Mundial da Juventude.
Sobre a decisão do Papa Francisco de escolhê-lo como coordenador deste conselho de cardeais, o cardeal Rodríguez Maradiaga comentou que "eu trabalhei junto com ele na comissão de redação de Aparecida, por isso nos conhecemos e me sinto muito contente de poder colaborar com ele nisto".
O cardeal se refere à comissão de redação que, com a contribuição de todos os bispos reunidos no Santuário da Virgem Padroeira do Brasil em maio de 2007, elaborou o chamado Documento de Aparecida, o texto com as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.
Essa comissão foi presidida pelo agora Papa Francisco quando era o cardeal Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina.
Além dos cardeais Rodríguez Maradiaga, Errázuriz e O'Malley, fazem parte do conselho criado pelo Papa os cardeais George Pell, arcebispo de Sydney (Austrália), Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha); Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia) e Giuseppe Bertello, presidente do governo do Estado do Vaticano.
                                                                                           Fonte: www.portalecclesia.com
...........................................................................................................................................

Revelação do Papa Francisco:

João Paulo II e João XXIII poderão ser canonizados 
na festa de Cristo Rei ou no domingo da Misericórdia

O Papa Francisco revelou aos jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio de Janeiro a Roma, que ainda não foi decidida a data em que se celebrará a cerimônia de canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, mas adiantou que poderia ser na solenidade de Cristo Rei que se celebra em novembro, ou no dia 27 de abril de 2014, domingo da Misericórdia.
Entrevista a bordo do avião
Ao ser consultado sobre o modelo de santidade que para ele representam os dois Pontífices, o Papa Francisco assegurou que João Paulo II "foi um grande visionário da Igreja. Um homem que levou o Evangelho a todos. É um São Paulo. Um grande. Fazer a cerimônia de canonização junta é uma mensagem à Igreja: estes dois são bons".
Depois de recordar que "continuam em curso as causas de Paulo VI e João Paulo I", explicou que pensava realizar a canonização em dezembro próximo "mas há um grande problema: os pobres que têm que vir da Polônia".
"Os que têm dinheiro podem vir em avião, mas para os pobres que tenham que vir em ônibus a viagem em dezembro é muito difícil. Acho que temos que repensar a data. Vimos duas possibilidades, ou Cristo Rei deste ano ou no domingo da Misericórdia do próximo ano. Acho que temos pouco tempo para Cristo Rei deste ano", sustentou.
João XXIII, um sacerdote de povo
Sobre o Papa Bom, Francisco considerou que "Joã o XXIII é um pouco a figura do padre de povo. O padre que ama cada um de seus fiéis e sabe cuidar de seus fiéis. E isto o fez como arcebispo, como núncio... É um padre de povo bom, e com um senso de humor muito grande e uma grande santidade".
O Papa recordou que quando dom Angelo Giusseppe Roncalli - logo João XXIII - era núncio, "alguns não gostavam muito dele no Vaticano e quando chegava para levar coisas ou pedir alguma coisa nos escritórios, faziam-no esperar. Nunca se queixava. Rezava o terço, lia o breviário. Era um homem humilde. E também alguém que se preocupava com os pobres".
Além disso, relatou que "uma vez, o cardeal Casaroli voltou de uma missão, acho que na Turquia ou na antiga Checoslováquia e foi vê-lo para informar-lhe da missão, naqueles tempos da diplomacia de pequenos passos. Quando Casaroli foi embora, parou-o e lhe disse: excelência, uma pergunta: você continua indo visitar aqueles jovens presos na prisão de menores de Casal del Marmo? O cardeal lhe disse que sim e João XXIII lhe pediu: não os abandone nunca".
João XXIII "era um grande. Um homem que se deixava guiar pelo Senhor", disse Francisco.
                                                                                          Fonte: www.portalecclesia.com
..........................................................................................................................................

Papa Francisco:

Bento XVI é como um pai a quem tenho muito carinho

Durante a improvisada roda de imprensa que o Papa Francisco deu em seu voo ao Vaticano, expressou o carinho que sente pelo agora bispo emérito de Roma, Bento XVI, de quem disse "é como ter um avô em casa, é meu pai", e "eu gosto muito dele".
"É como ter um avô em casa, é meu pai"
"Há algo que qualifica minha relação com Bento: eu tenho muito carinho por ele. Sempre gostei muito dele, para mim é um homem de Deus, é um homem humilde, que reza. Eu fiquei muito feliz quando ele foi eleito Papa", expressou Francisco com a simplicidade que o caracteriza.
Por isso, disse que quando Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado foi um "exemplo de um grande, um homem de Deus, um homem de oração. Ele agora vive no Vaticano e alguns me dizem 'mas como se pode fazer isto, dois Papas no Vaticano, mas não te incomoda?'".
"Encontrei uma frase para isto: é como ter um avô em casa, mas o avô sábio, em uma família o avô está em casa, é venerado, é amado, é escutado. Ele é um homem de uma prudência, não se mete. Eu lhe disse muitas vezes: 'Santidade, faça sua vida, venha conosco'. Ele veio para a inauguração da imagem de São Miguel... Para mim, essa frase diz tudo: é como ter o avô em casa, é meu pai".
Para explicar melhor a proximidade com Bento XVI, o Papa disse que se "tenho uma dificuldade, se não entendo algo, posso ir falar com ele. E quando fui falar desse problema grande do Vatileaks, ele me disse tudo com uma simplicidade". "Não sei se souberam quando nos falou no discurso de despedida, em 28 de fevereiro, 'entre vocês está o próximo Papa e eu prometo obediência'. É grande, é um grande", expressou.
                                                                                         Fonte: www.portalecclesia.com
.........................................................................................................................................

Papa Francisco na Igreja del Gesù, festa de Santo Inácio:

 Irmãos jesuítas, coloquem Jesus no centro de sua vida

Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco celebrou uma Santa Missa, nesta manhã de quarta-feira, na igreja de Jesus, em pleno centro de Roma, pela festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. 
Tratou-se de uma Missa, em forma privada, como aquelas que o Papa celebra, todas as manhãs, na Capela da Casa Santa Marta, onde reside no Vaticano.
Jesus Cristo deve ser é o centro de nossa vida
Em sua homilia, Papa Francisco exortou seus coirmãos Jesuítas, “a colocar Jesus ao centro das suas vidas e não a própria pessoa” e dirigiu seu pensamento ao Jesuíta seqüestrado na Síria, recordando: “Os Jesuítas são chamados, em diversos modos, a dar a sua vida pelos outros, como fez São Francisco Xavier e Padre Pedro Arrupe, que teve um enfarte ao voltar de uma visita a um campo de refugiados”. 
Participaram da celebração Eucarística o Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, que fez uma saudação inicial ao Santo Padre, e cerca de 800 pessoas, entre Jesuítas, colaboradores, funcionários, representantes de duas Congregações de Irmãs de inspiração inaciana. 
Papa Francisco permaneceu na igreja de Jesus por cerca de duas horas. Depois da Santa Missa, visitou o quarto do Fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, na qual se deteve em oração; depois, permaneceu diante do relicário, que contém o braço de São Francisco Xavier, e diante do túmulo do Padre Pedro Arrupe, ex-Prepósito Geral e histórico “papa negro”, falecido há 20 anos. 
Por fim, ao acender diante do altar uma lâmpada votiva, Papa Bergoglio se entreteve com seus coirmãos Jesuítas participando de um momento de convívio fraterno e festivo. 
Ao término da celebração Eucarística, uma pequena multidão de pessoas, que se encontrava diante da igreja, na Praça de Jesus, aplaudiu o Pontífice com gritos de “viva o Papa”, enquanto um grupo entoava o canto “Papa, nós te amamos”.
...............................................................................................................................................................
A propósito
Ao falar com os jornalistas no avião, durante a sua viagem de regresso do Rio de Janeiro para Roma, à pergunta se ainda se sente jesuita, o Papa Francisco respondeu: 
"É uma pergunta teológica, porque os Jesuítas fazem voto de obediência ao Papa Mas se o Papa é um Jesuíta, talvez deve fazer voto de obediência ao Supeiro Geral dos Jesuítas ... Eu não sei como se resolve isso ... Eu me sinto Jesuíta na minha espiritualidade; na espiritualidade dos Exercícios, a espiritualidade, aquela que trago no coração. Tanto é que daqui a três dias irei festejar com os Jesuítas a festa de Santo Inácio: celebrarei a Missa de manhã. Não mudei de espiritualidade, não. Francisco, franciscano: não. Sinto-me Jesuíta e penso como Jesuíta. Não hipocritamente, mas penso como um Jesuíta".
                                                                                                      Fonte: www.news.va
...................................................................................................................................... 

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Comitê Organizador Local divulga balanço geral

O COL, Comitê Organizador Local, divulgou na manhã desta terça-feira (30) o balanço em números da Jornada Mundial da Juventude. De acordo com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), os resultados superaram as expectativas.
Membros do Comitê Organizador
O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro Ato Central (600 mil). De acordo com as informações divulgadas na coletiva, o impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo.
Mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.
Ao todo, foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens alcançaram 356.400, enquanto o número de vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.
Perfil dos inscritos
A JMJ Rio2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México.
Missa de Envio - 3 milhões e 700 mil participantes
Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 Bispos inscritos, dos quais 28 são Cardeais. Além disso, foram 7.814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.
O evento contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais. Foram 100 confessionários expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para Missa de Envio.
A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo.
                                                              Fonte: www.a12.com       Foto 2: www.rio2013.com
..............................................................................................................................................

terça-feira, 30 de julho de 2013

Papa Francisco em seu Twitter nesta manhã:

Agora, jovens amigos, devemos continuar a viver, dia após dia,
 aquilo que juntos professamos na JMJ.


                                                         Fonte: www.news.va      Foto: www.portalecclesia.com
............................................................................................................................................

Com os jovens na mente e no coração

Em igreja de Roma Papa coloca bola e camiseta da JMJ 
sobre o altar em momento de oração 

Cidade do Vaticano (RV) – De volta ao Vaticano, esta terça-feira para o Papa Francisco é de descanso. Depois da viagem de 12 horas e da visita à Basílica de Santa Maria Maior na segunda, não está prevista nenhuma audiência.
Expressão de fé e carinho pelos jovens do mundo todo
Aliás, para toda esta semana há uma única atividade prevista, para além do tradicional Angelus de domingo. Na quarta-feira pela manhã, por ocasião da festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, o Santo Padre celebrará a Santa Missa com os jesuítas na Igreja de Jesus, no centro histórica de Roma.
Tratar-se-á de uma Missa em forma privada, como as que são celebradas na capela da Casa Santa Marta, residência do Pontífice.
A Missa será concelebrada pelo Prepósito da Companhia, Pe. Adolfo Nicolás, que acaba de voltar do Brasil, onde por ocasião da Jornada Mundial da Juventude participou do encontro mundial do Magis, o movimento juvenil dos jesuítas.
Já no Vaticano, o Papa tuitou aos seus seguidores: "Semana inesquecível no Rio! Obrigado a todos! Rezem por mim. #Rio2013 #JMJ" (BF)
Nessa segunda-feira (29), ao chegar para rezar diante da imagem de Santa Maria, o Papa Francisco colocou uma bola no altar da protetora do povo de Roma, na Basílica de Santa Maria Maggiore
O Pontífice já havia rezado no local antes da viagem ao Rio, onde participou da Jornada Mundial da Juventude. Ele colocou no altar a bola e uma camiseta, que recebeu de jovens participantes da Jornada.
                                              Fontes: www.radiovaticana.va      www.portalecclesia.com
.......................................................................................................................................

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dom Orani informa:

Papa deixou cheques para paróquia de Varginha e hospital

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, afirmou nesta segunda-feira, 29, que o Papa Francisco deixou uma contribuição em dinheiro para a comunidade de Varginha e também para o Hospital São Francisco, na Tijuca.
Papa Francisco e Dom Orani se abraçam
"O Papa deixou auxílio, um cheque de 20 mil euros tanto para a paróquia de Varginha quanto ali para o hospital", afirmou dom Orani.
Papa visitou o Hospital São Francisco na quarta-feira, 24, quando se encontrou com ex-dependentes. A comunidade de Varginha foi visitada no dia seguinte, quinta-feira, 25.
Para o arcebispo, a transferência da vigília e da missa de envio de Guaratiba foi o momento mais difícil da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Apesar disso, ele avalia que a realização do evento em Copacabana foi um "exemplo do jeito brasileiro de resolver as coisas". Ainda segundo ele, Guaratiba não ficará "esquecida". "O mundo olhou para aquela região", disse.
Dom Orani afirmou que realizar a vigília e a missa em Guaratiba era um sonho da arquidiocese e que a Igreja contou com parcerias para tornar possível a infraestrutura. Mas, dom Orani ressaltou que o Brasil viveu dias de clima atípico, que influenciaram as condições no Rio de Janeiro.
"Nós sonhamos, nós planejamos, nós nos preocupamos com tudo. E tem as surpresas que ocorrem e que não estão dentro do nosso planejamento", disse. "Quem está acostumado com frio de 14º C, 10º C, a última semana com frio, inclusive".
"Deus atua também através daquilo que não imaginamos", disse. "Surpresas fazem parte", disse.
Mas, para o arcebispo, a mudança do evento para Copacabana também foi uma oportunidade de superação. "O povo carioca deu um belo exemplo", disse, ressaltando que tudo correu bem e não foram registrados problemas significativos.
Segundo dom Orani, bispos e religiosos envolvidos no acolhimento dos peregrinos relataram que os visitantes se mostraram impressionados com o "calor" do povo carioca, que foi um dos destaques da Jornada.
                                                                                          Fonte: www.portalecclesia.com
.........................................................................................................................................

Mensagens do Papa Francisco em seu Twitter

nesta segunda-feira

Semana inesquecível no Rio! Obrigado a todos! Rezem por mim. #Rio2013 #JMJ
...............................................................................................................................................................

A bordo do avião na partida do Brasil
Estou de retorno a casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!
.........................................................................

Agradeço profundamente a todos aqueles que trabalharam para o sucesso da JMJ e abraço vocês todos, os participantes. #Rio2013 #JMJ
.........................................................................................................................................
                                                                                                         Fonte: www.news.va  

Papa Francisco a caminho do Vaticano:

Homossexuais não devem ser julgados ou marginalizados

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira, 29, que os homossexuais não devem ser "julgados ou marginalizados" e que devem ser integrados à sociedade.
Conversando com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma após a Jornada Mundial da Juventude, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim.
Atendendo a imprensa
"Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse, em uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um Pontífice.
"O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem", disse. "Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade."
"O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse.
As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano.
"Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay", brincou.
Mulheres
Francisco também afirmou que a proibição de mulheres sacerdotes na Igreja Católica é "definitiva", apesar de que ele gostaria que elas tivessem mais papéis de liderança nas atividades pastorais e de administração.
"A Igreja falou e disse 'não'... essa porta está fechada", disse, em seu primeiro pronunciamento público sobre o tema como Papa.
Ele se referiu a um documento firmado pelo falecido Papa João Paulo II de que o banimento do sacerdócio feminino era parte dos ensinamentos infalíveis da Igreja e é definitivo.
A Igreja afirma que não pode ordenar mulheres porque Jesus só escolheu homens para serem seus apóstolos. Defensores do sacerdócio feminino dizem que ele estava agindo conforme os costumes daquele tempo.
Banco do Vaticano
O Pontífice também disse que o banco do Vaticano, envolvido em uma série de escândalos, deve ser "honesto e transparente", e que ele vai ouvir as recomendações de uma comissão que criou para definir se o banco deve ser reformado ou mesmo fechado.
O Vaticano anunciou nesta segunda que assinou um acordo sobre a troca de informações financeiras e bancárias com a Itália para combater a lavagem de dinheiro, confirmando reportagem da Reuters na semana passada.
Viagem de volta
O avião que transportava o Pontífice, um Airbus A330 da companhia Alitalia, aterrissou no aeroporto de Ciampino, em Roma, às 11h25 (6h25 de Brasília), após percorrer os 9.201 quilômetros que separam o Rio de Janeiro da capital italiana.
Em casa: missão nuito bem cumprida
O Papa desceu a escada do avião carregando a sua maleta preta de mão, que havia chamado a atenção já na viagem de ida.
Do aeroporto, o Pontífice foi de helicóptero até o Vaticano, pondo fim a sua primeira viagem internacional como Papa.
O Papa mandou uma mensagem pelo Twitter avisando que chegou, dizendo que sua alegria era maior que seu cansaço.
                                                   Fontes: www.portalecclesia.com               www.cnbb.org.br
..............................................................................................................................................

Papa Francisco na despedida do Brasil:

"Até breve!"

"Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas - estou certo - tornar-se-ão oração", disse o Santo Padre em sua partida a Roma. Após sete dias em terras brasileiras; em meio aos jovens, aos abraços de crianças e idosos, aos sorrisos de alegria e olhares atentos dos que o viram, o Papa Francisco deixou o Brasil na tarde deste domingo, 28.
Um clima de evidente emoção tomou conta dos brasileiros durante a despedida do sucessor de Pedro, que visitou o país em virtude da 28º Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro.
"Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha", disse o Santo Padre.
O Papa classificou como uma "semana inesquecível" os dias que passou no Brasil e agradeceu a todos os envolvidos na JMJ, pela acolhida e pelo trabalho realizado.
"Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam acudir às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!".
Durante a cerimônia, Francisco voltou a mencionar sua devoção à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e confirmou suas orações à Virgem Maria e favor da humanidade e dos brasileiros. "Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países".
Na cerimônia de despedida, fizeram-se presentes: o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta; o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno; o representante do Governo Federal e vice-presidente da República, Michel Temer; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, dentre outras autoridades.
Como dito, o Papa Francisco pretende retornar ao Brasil em 2017 para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.
O voo com o Sumo Pontífice decolou do Aeroporto Internacional do Galeão; sua chegada está prevista para esta segunda-feira, 29, às 11h30 - hora italiana, 06h30 em Brasília.
                                                                                     Fonte: www.portalecclesia.com
.....................................................................................................................................

Jovens poloneses convidam:

"Venham para a Polônia para a próxima JMJ"

Poloneses fizeram festa na praia de Copacabana após saberem que a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016, será em Cracóvia, na Polônia. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco após a missa de envio celebrada na manhã deste domingo, 28, último dia da JMJ Rio 2013.
A jovem polonesa Agnieszka Kania, 21 anos, confessou que já esperava pela notícia, mas ficou muito feliz com a confirmação. Ela convidou todos os jovens brasileiros para irem para a Polônia para a próxima JMJ. "É o país do Papa João Paulo II e um país católico de muitas tradições. Eu espero que vocês possam ir e os poloneses vão cuidar de vocês".
"Eu estou muito muito feliz e orgulhosa de ser polonesa. Tenho esperança de que que na Polônia estes dias poderão ser tão bonitos quanto aqui no Brasil. Eu tenho muitas expectativas da organização e estar aqui deu-nos a oportunidade de preparar nossos corações. Vocês são um grande exemplo de hospitalidade", disse a jovem Barbara Lopata, 25 anos.
"A Polônia será tão acolhedora quanto vocês. É um país bonito e nós convidamos a todos, especialmente os brasileiros", completou Kataizyna Adamczyk, de 21 anos.
O polonês Jan Szydlo estava na praia na hora do anúncio e ficou feliz com a notícia. Ele disse que aproveitou muito a JMJ no Rio e que vai sentir saudades do Brasil, mas já deixou um convite para todos os jovens.
"Irmãos e irmãs, pequenos e grandes, gordos e magros, por favor, venham para Cracóvia porque nós esperamos por vocês, nós esperamos pelo seu abraço".
Contraste
Depois de uma Jornada no Brasil, um país marcado pelo calor, climático e humano, e onde as manifestações de fé são tão espontâneas, a JMJ segue para a Polônia. O país tem como característica um frio rigoroso e o catolicismo é vivido de forma mais tradicional.
Para o padre polonês Adam Parszywka, também isso pode ser entendido como uma riqueza. "Sempre a JMJ se realiza em lugares onde se possa colocar em outra realidade de Igreja local e isso também é uma riqueza, talvez um pouco diferente. Mas também vamos tentar um modo para que a juventude não fique só na meditação, mas tenha um espaço bastante aberto para passar principalmente a alegria".
Padre Adam também comentou as expectativas relacionadas ao fato da Polônia ser o país do Papa fundador da Jornada, João Paulo II. "As pessoas podem esperar principalmente toda a lembrança da vida dele, de seu pontificado. Então penso que através dele nós podemos mostrar à juventude como pode se passar a vida alegre, no caminho certo com Jesus".
A Polônia já sediou a JMJ em sua quinta edição, realizada em 1991. Na ocasião, a Jornada foi Czestochowa.
                                                                                    Fonte: www.portalecclesia.com
....................................................................................................................................

Papa aos voluntários:

"Não se esqueçam do que viveram na Jornada"

"Com os sorrisos de cada um de vocês, com a gentileza, com a disponibilidade ao serviço, vocês provaram que 'há maior alegria em dar do que em receber'", destacou o Pontífice.
Voluntários: dedicação e trabalho
Francisco disse que o trabalho realizado pelos jovens voluntários lembrou-o da missão de São João Batista, que preparou o caminho para Jesus. "Cada um, a seu modo, foi um instrumento para que milhares de jovens tivessem o 'caminho preparado' para encontrar Jesus. E esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários: preparar o caminho para que todos possam conhecer, encontrar e amar o Senhor".
O Santo Padre pediu ainda aos jovens que sejam sempre generosos com Deus e com os demais, pois "não se perde nada", pelo contrário, é grande "a riqueza da vida que se recebe".
Francisco explicou que Deus chama para escolhas definitivas e tem um projeto para cada um. "Descobri-lo, responder à própria vocação significa caminhar na direção da realização jubilosa de si mesmo". O Pontífice explicou também que Deus chama todos à santidade, mas tem "um caminho para cada um". Alguns são chamados a se santificar no sacramento do matrimônio e outros no sacerdócio.
"Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor; Ele lhe fará entender o caminho", orientou o Papa.
E concluiu pedindo aos jovens que não se esqueçam de nada do que viveram nestes dias de jornada e pediu as suas orações. "Podem contar sempre com minhas orações, e sei que posso contar com as orações de vocês".
Após o discurso, o Papa convidou os jovens a rezarem uma Ave Maria e concedeu a todos sua benção apostólica. Em seguida, pediu aos jovens uma última coisa: "rezem por mim".

Emoção dos Jovens voluntários

"As lágrimas são sinal de dever cumprido, que a gente deu o nosso melhor pra Jesus", disse a jovem Yasmini, de 23 anos, voluntária do Rio de Janeiro que participou do emocionante encontro do Papa Francisco com os voluntários neste domingo, 28, no Rio Centro (RJ).
Voluntários do Amor
O Papa chegou no local de helicóptero, mas fez questão de entrar no pavilhão de papa móvel, sendo recebido com muito entusiasmo por cerca de 16 mil voluntários de diversos países. O ambiente era de gratidão, agradecimento e saudades, pois muitos jovens choravam e se abraçavam no local.
"As palavras do Papa me impulsionaram mais ainda a buscar a santidade diária, buscando encontrar Cristo em cada pessoa que passa pela nossa vida e fazer diferença no mundo, ser revolucionário como ele falou", disse ainda Yasmini se referindo as fortes palavras do Papa no último encontro com os jovens.
Da Colômbia, o voluntário André Hibeles, 30 anos, disse que as palavras do Santo Padre fecham com chave de ouro a experiência da JMJ. "É uma experiência inesquecível. Foi a maior experiência de serviço para Deus que eu fiz na minha vida".
"As palavras do Santo Padre nos impulsionam a servir e levar o que aprendemos aqui, para nossos países, mas também nos falou que o matrimônio está vivo, assim como a vocação do sacerdócio e religiosas. Muito bonito o fato dele nos alientar a orar por aqueles que não encontraram a sua vocação", concluiu o colombiano.
                                                                                         Fonte: www.portalecclesia.com
......................................................................................................................................... 

domingo, 28 de julho de 2013

Papa Francisco encontrou Comitê do CELAM:

"É na capacidade de servir que se mostra e exercita a autoridade"

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco encontrou-se por volta das 16 horas deste domingo com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM. O encontro, realizado após o almoço do Papa e sua comitiva, realizou-se no Auditório do Centro de Estudos do Sumaré. 
O Presidente do CELAM, Arcebispo de Tlalnepantla, México, Dom Carlos Aguiar Retes saudou o Santo Padre, que logo após proferiu o seu discurso. Após uma breve introdução, o Santo Padre evidenciou quatro características peculiares da V Conferência de Aparecida. “São as quatro colunas do desenvolvimento de Aparecida e que lhe dão originalidade”: o ‘início sem um documento’ de partida, mas cujo trabalho inicial consistiu em colocar em comum as preocupações dos Pastores diante das mudanças de época e a necessidade de recuperar a vida discipular e missionária; o ‘ambiente de oração com o Povo de Deus’; o ‘Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental’ e a ‘presença de Nossa Senhora, Mãe da América’.
A seguir o Papa refletiu sobre a Missão Continental projetada em duas dimensões: programática e pragmática. Quer uma quer outra, “exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa-vontade”. O Papa propôs então, seis perguntas como guias para examinar o estado das dioceses no espírito de Aparecida, “perguntas que convém que nos façamos frequentemente como exame de consciência”.
Ainda dentro da ‘Dimensão Continental’, o Papa coloca sua reflexão sobre ‘o Diálogo com o mundo atual’. “Os cenários e aerópagos são os mais variados” e “se nos mantivermos somente nos parâmetros da ‘cultura de sempre’, com uma cultura rural de base, o resultado terminará anulando a força do Espírito Santo. Deus está em todas as partes: é necessário saber descubri-lo para poder anunciá-lo no idioma desta cultura; e cada realidade, cada idioma, tem um ritmo diverso”.
Outro ponto do discurso trata de ‘algumas tentações contra o discipulado missionário’, como a ideologização da mensagem evangélica - que envolveria o reducinismo socializante, a ideologização psicológica, a proposta gnóstica e a proposta pelagiana -, o funcionalismo e o clericalismo.Após, o discurso segue abordando algumas pautas eclesiológicas, subdivididas em 4 itens.
Ao concluir, Francisco agradece ‘a paciência’ e pede que seja levada a sério “nossa vocação de servidores do santo Povo de Deus, porque nisto se exercita e se mostra a autoridade: na capacidade de serviço”. 
Após o encontro, o Papa Francisco seguiu em helicóptero para o Rio Centro, para encontrar os voluntários da JMJ. (JE)
                                             Fonte: www.radiovaticana.va       Foto 2: www.cnbb.org.br
.......................................................................................................................................
Confira a íntegra da reflexão do Papa Francisco                        www.cancaonova.com
.......................................................................................................................................

JMJ - Papa Francisco aos jovens na "Missa de Envio":

"Jesus Cristo conta com vocês!"

Neste último dia da JMJ Rio 2013, cerca de 3 milhões de peregrinos participaram da missa de encerramento, também chamada de "missa de envio".
Depois de uma semana de peregrinação e der ter enfrentado chuva e frio, sobretudo nesta madrugada, na praia de Copacabana, o coração dos jovens peregrinos é aquecido mais uma vez pelas palavras doces e carinhosas do Papa Francisco durante a celebração eucarística. O Pontífice iniciou sua reflexão exortando os jovens de todos os continentes a seguirem a proposta da JMJ Rio 2013: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
"Jesus Cristo conta com vocês!"
"Foi bom participar desta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da Terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais. Jesus o chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir", ressaltou o Santo Padre.
Assim como o Senhor nos confiou, é necessário que partilhemos a experiência de fé, testemunhando a fé e anunciando o Evangelho a toda a Igreja. Para anunciar a Palavra de Deus não existem fronteiras nem limites, pois o Evangelho é para todas as pessoas sem distinções. Portanto, precisamos ir ao encontro das pessoas para que sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.
"Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muitos frutos. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido!", recordou o Papa aos jovens.
O Pontífice ressaltou, em sua reflexão, que os jovens não podem ter medo de anunciar a Palavra de Deus, mesmo que o receio de não se sentirem preparados para esta missão seja mais forte. "Precisamos ser como Jeremias (cf. Jr 1,8) que, mesmo não se sentido preparado, escutou as palavras do Senhor e seguiu a sua missão evangelizadora. Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa frente e nos guia. Ao enviar os seus discípulos em missão, Jesus prometeu: 'Eu estou com vocês todos os dias' (Mt 28,20). E isso é verdade também para nós! Jesus não nos deixa sozinhos. Nunca os deixa sozinhos! Sempre acompanha vocês!", animou o Pontífice.
"A juventude precisa sentir a companhia de toda a Igreja e também dos santos em missão. Portanto, quando enfrentamos juntos os desafios, somos mais fortes e descobrimos uma coragem e recursos que, muitas vezes, não imaginávamos que tínhamos". O Papa Francisco pediu aos sacerdotes que continuem acompanhando esta juventude com generosidade e alegria, para que esses jovens possam se comprometer ativamente com a Igreja.
"Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho!", pediu o Santo Padre.
O Papa Francisco concluiu suas palavras reforçando aos jovens presentes na praia de Copacabana, e a todos os outros que acompanham a missa de envio pelos meios de comunicação, que levar o Evangelho às pessoas é levar a força de Deus a todos os lugares.
"Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! O Papa conta com vocês! Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, os acompanhe sempre com a sua ternura: 'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'", recordou o sucessor de Pedro.
Confira:
:: Na íntegra, homilia do Papa Francisco na missa de envio da Jornada Mundial da Juventude
...............................................................................................................................................................
Agradecimento de dom Orani

O início da missa foi marcado pelas palavras do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que agradeceu ao Pontífice a sua visita e destacou que, mesmo com a chuva e frio, o Santo Padre acolheu e saudou todos os peregrinos por onde ele passou de papamóvel. Ao encerrar sua mensagem, o arcebispo salientou que a verdadeira jornada começa hoje com o retorno de todos para casa, pois é preciso que realmente os jovens sigam este ensinamento: "'Ide e fazei discípulos entre todas as nações'. Nós também vamos com vocês, iremos com vocês às ruas, às periferias e aos excluídos. Já estamos com saudades! 'Saudade' que é uma palavra difícil de traduzir", lembrou dom Orani.
O prelado ressaltou que, para sempre, ficará gravada na lembrança destes jovens a presença do Pai e Pastor, pois é o primeiro retorno de Sua Santidade à América Latina e agora como o primeiro Papa latino-americano da história. "Vossa santidade nos confirmou, à luz da fé, em nossa caminhada de Igreja", afirmou o arcebispo.
Após encerrar sua mensagem de agradecimento ao Sumo Pontífice, o Arcebispo do Rio de Janeiro se dirigiu, emocionado, ao Papa Francisco, o abraçou afetuosamente e lhe entregou uma lembrança.

Confira na íntegra a bela e emocionante mensagem de Dom Orani João Tempesta
.............................................................................................................................................................
Palavras de dom Stanislaw

Ao final da missa o cardeal polonês agradeceu ao Papa Francisco por todo o trabalho realizado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Brasil, pois foram dias de muita oração e silêncio com jovens de nacionalidades e culturas diferentes. Dom Stanislaw recordou do bispo emérito de Roma, Bento XVI, que escolheu o Brasil para sediar esta edição da JMJ e agradeceu ao Papa Francisco por ter assumido este compromisso de acompanhar os jovens neste encontro missionário.
"Estes jovens descobriram no papa, uma pai afetuoso e um amigo. Encontram muitas respostas sobre seus questionamentos e que os jovens não tenham medo de ir contra corrente", disse o cardeal polonês
Ao fim desta jornada os jovens tem uma grande missão de irem ao mundo para serem discípulos e missionários.
.............................................................................................................................................................
Sede da Jornada Mundial da Juventude de 2016 
será Cracóvia, na Polônia

O Papa Francisco anunciou que a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será a cidade de Cracóvia, na Polônia, país do beato João Paulo II. A próxima JMJ será em 2016.
Até Cracóvia 2016!
O anúncio do Papa foi acolhido com festa pelos 3 milhões de participantes na missa final da JMJ Rio 2013, em Copacabana, na manhã deste domingo, 28.
"Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia", disse o Papa antes de rezar o Angelus, no término da missa.
Em suas palavras antes do Angelus, Francisco fez um breve balanço do espírito da JMJ Rio 2013.
"Vocês escutaram a voz do Bom Pastor que lhes chamou pelo nome e vocês reconheceram a voz que lhes chamava. Não é verdade que, nesta voz que ressoou nos seus corações, vocês sentiram a ternura do amor de Deus? Não é verdade que vocês experimentaram a beleza de seguir a Cristo, juntos, na Igreja? Não é verdade que vocês compreenderam melhor que o Evangelho é a resposta ao desejo de uma vida ainda mais plena?".
                                                                                               Fonte: www.ecclesia.com
......................................................................................................................................