segunda-feira, 29 de abril de 2013

Encontro Arquidiocesano de Ação Evangelizadora com Famílias

Expressão da "Igreja Viva"


Exposição do período da manhã
Realizou-se neste domingo (28), das 8h 30 às 17h, na Escola Profissional Delfim Moreira, em Pouso Alegre, o “Encontro Arquidiocesano de Ação Evangelizadora com Famílias”.
O tema do encontro, que teve a participação de mais de 150 pessoas que trabalham com famílias em paróquias da Arquidiocese, foi “Evangelização das Famílias nas suas diversidades”, e o lema “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: as pessoas se libertam em comunhão” (Paulo Freire). De nossa paróquia participaram os agentes Célia Ribeiro, Fernando e Tahis Afonso, Maria Stela e Luiz Rosa.
Na parte da manhã houve uma interessante exposição sobre o tema feita pelo agente pastoral Márcio de Itajubá. No período da tarde cinco sub-temas foram debatidos em grupos: 1 – Organicidade de Ação Pastoral Vida e Família na paróquia; 2 – Evangelização das “famílias de” casais e pessoas em situação especial (Segunda união – Casais sem o sacramento do matrimônio – Pais e mães solteiros); 3 – Integração da Família e Juventude com a catequese: organicidade da ação de evangelização da família, visando a preparação remota para o matrimonio e vida familiar, em nível de comunidade; 4 – Educação de filhos e prevenção ao alcoolismo e à dependência química: ação em conjunto com a pastoral da sobriedade; 5 – Igreja da 3ª Idade evangelizadora: ação em nível de Arquidiocese, Setores e Paróquias. As conclusões foram encaminhadas à equipe central para análise.
Diversos agentes se disponibilizaram também a participar da formação do “Núcleo de Apoio à Ação Pastoral permanente em Educação dos filhos na Família”, da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar.
O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Douglas Aparecido Rocha Santos, administrador da Paróquia  São Sebastião de Senador Amaral e Assessor Espiritual da CAPF, que, em sua homilia, referiu-se ao encontro como uma manifestação concreta do “amor’, do qual fala o evangelho do 5º domingo da Páscoa. 
No final da Eucaristia foram feitos agradecimentos ao casal Takumi e Rúbia Noda pelos relevantes serviços prestados durante muitos anos na coordenação da CAPF,  e externados votos de sucesso à nova direção da comissão, sob a presidência do casal Luiz e Rita Camporezi.

Momentos do encontro







































Nenhum comentário:

Postar um comentário