quinta-feira, 18 de abril de 2013

Coletiva de Imprensa desta quinta-feira



Bispos retomam discussões do tema central da Assembleia Geral

O tema central da 51ª Assembleia Geral ‘Comunidade de comunidade: uma nova paróquia’ voltou a ser pauta da coletiva de Imprensa nesta quinta-feira, 18 de abril. Atenderam aos jornalistas o Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira, o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, e o arcebispo de Manaus (AM), dom Sergio Castriani.
Dom Walmor, Dom Sérgio, Dom Alberto e Dom Dimas
No início da coletiva de imprensa, o Porta Voz da Assembleia, dom Dimas Lara Barbosa afirmou que hoje as atividades foram dedicadas aos últimos assuntos da assembleia onde aconteceu o lançamento da nova versão do Catecismo da Igreja Católica, a Comissão para Comunicação apresentou seus próximos projetos, entre eles o Mutirão Brasileiro de Comunicação (MULTICOM) e um Curso de Comunicação para bispos. Dom Dimas afirmou também que foram discutidos a realidade do Colégio Pio Brasileiro em Roma, feito um balanço da Campanha da Fraternidade e da Campanha para Evangelização.
Dom Sérgio Castriani, presidente da Comissão para o Tema Central ressaltou que a novidade referente ao Tema Central foi a aprovação do texto para estudo que será enviados para das comunidades, paróquias para contribuições. Quero destacar que muitas paróquias já passam por um processo de renovação, tendo uma liturgia viva e grupos que participam ativamente da comunidade. Nosso empenho até outubro será envolver as pessoas nessa discussão”, afirmou.
Dom Alberto Taveira afirmou que o que mais chamou atenção dos bispos foi a recuperação de alguns pontos do Documento de Aparecida durante as constantes discussões. O Papa Francisco, em mensagem para a Conferência Argentina, afirmou que o caminho é esse e particularmente eu senti essa comunhão. A meu ver aqui também está acontecendo essa conversão pastoral”, afirmou. Para o bispo, a resposta da Igreja é a necessidade de atenção ao povo em seus núcleos de convivência.
O Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira também citou as palavras do Papa Francisco dizendo que a ‘nossa Igreja não pode ser autocentrada’. O Tema Central oportuniza a todos nós com uma Igreja de uma dinâmica secular, que é a paróquia. Estamos desafiados a encontrar o que é a remodelagem da paróquia, lugar da vivência da fé e do anúncio da Boa Nova”, concluiu.
                                              Fonte: www.cnbb.org.br     (Texto com pequenas alterações formais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário