quarta-feira, 17 de abril de 2013

Coletiva de Imprensa dessa terça-feira:


Bispos discutem ecumenismo e diálogo inter-religioso

O tema central da 51º Assembleia Geral e o ecumenismo foram pauta da coletiva de Imprensa desta terça-feira, 16 de abril, em Aparecida. Desde o dia 10 de abril, os bispos do Brasil refletem o tema ‘Comunidade de comunidades: Uma nova paróquia’.
Dom Francisco, Dom Murilo, Dom Cláudio e Dom Dimas
Atenderam a imprensa o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia; dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil e dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Pirai-Volta Redonda (RJ). Os bispos explicaram que o tema tem sido aprofundado durante as sessões e o assunto será enviado para as comunidades das dioceses de todo o Brasil depois da Assembleia. Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande e porta voz da 51ª Assembleia apresentou aos jornalistas uma síntese das atividades do dia e da criação de mais um regional da CNBB, o regional do Tocantins.
O Cardeal dom Cláudio Hummes ressaltou que a Assembleia Geral, como em anos anteriores, está enfrentando os desafios da vida da Igreja no Brasil. “O tema central da assembleia está se desenvolvendo com fraternidade nesses dias e tem sido bem abordado”, afirmou.
Dom Cláudio citou o Papa Francisco sobre a importância da necessidade da Igreja estar junto das pessoas, estar presente nas periferias e junto aos mais pobres. Sobre os desafios da Amazônia, comissão ao qual ele preside, Dom Cláudio falou sobre seus principais desafios como as grandes distâncias, a falta de transporte e a carência de missionários. Por outro lado, o Cardeal mencionou a grande alegria os missionários que se empenham para a evangelização nessas regiões tão afastadas.
Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil falou a imprensa sobre a importância da convivência dos bispos durante a Assembleia Geral e citou as palavras de Santo Agostinho ‘Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas secundárias a liberdade; e em tudo, a caridade’. “Essa convivência é importante e muito positiva, pois vivemos realidades diferentes, isso nos aproxima”, afirmou.
Dom Murilo destacou algumas perspectivas do texto sobre as eleições, que nesta assembleia foi antecipado e discutido fora do período eleitoral. “Este tema sempre volta no tempo das eleições e este ano decidimos antecipá-lo para melhorar ainda mais a discussão, pois a Igreja deve orientar o cristão”, acrescentou.
Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Pirai-Volta Redonda (RJ) falou sobre o diálogo inter-religioso e sobre o ecumenismo, ressaltando que o pluralismo religioso dos tempos atuais é um dos maiores desafios da Igreja. “Entendemos que o caminho de ecumenismo será ainda mais bonito na medida em que cada Igreja apresente o melhor de si, expressando a riqueza e a variedade a qual representa”, afirmou.
Dom Francisco Biasin citou que a eleição do Papa Francisco foi um dos sinais da primavera que a Igreja precisa e espera. “A eleição do Papa Francisco despertou algo bom nas Igrejas diante do ecumenismo e no diálogo inter-religioso”, concluiu.
                                                                                                    Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário