sexta-feira, 12 de abril de 2013

Assembleia Geral da CNBB


 Dom Geraldo Majella Agnelo presidiu celebração 
pelos bispos eméritos do Brasil

Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo presidiu a celebração eucarística de início dos trabalhos da 51ª Assembleia Geral dos Bispos nesta sexta-feira (12) às 7h 30 no Santuário Nacional. A celebração foi em Ação de Graças pelos bispos eméritos da Igreja no Brasil.
Dom Geraldo apresentou o testemunho do fariseu Gamaliel que demonstrou uma “atitude de verdade” e buscou uma cultura de não-violência, diante da pregação dos apóstolos, logo após a morte e ressurreição de Jesus. Não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído  Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!”, cita a leitura dos Atos dos Apóstolos.
Diante do testemunho pacífico de Gamaliel os membros do Sinédrio pouparam os apóstolos. Dom Geraldo destacou essa atitude do fariseu como manifestação de sua “clareza interior”.
O mistério da presença de Deus que governa o universo, segundo dom Geraldo, motivou a defesa de Gamaliel pelos apóstolos, indicando assim “a certeza da indestrutibilidade de tudo que vem de Deus”.
No Evangelho, dom Geraldo, enfatiza que ele apresenta uma missão bastante direta: “Cristo é o alimento do homem”, destaca.
A multiplicação dos pães apresentada no Evangelho, mostra que Jesus é a Páscoa do cristão. A passagem de Deus que alimenta o seu povo no deserto, é a mensagem que mostra que Deus alimenta o homem no deserto de sua vida. A nossa pequena obra vem multiplicada. O pão que Jesus oferece é sinal de eternidade. Deve-se a fé, a olhar o Pai através de Jesus. Na economia da salvação tudo tem valor. Reconhecemos em Jesus, o Messias. Como este pão partido e recolhido tornou-se uma coisa só, assim se recolha a tua Igreja nos confins da Terra”, acrescentou.
Na caminhada o cansaço sofrido pelos cristãos, é uma oferta ao amor de Deus. Nós elevamos a Ele o nosso fazer e o nosso cansaço, a nossa pequena obra”.
Aprofundando o mistério da comunhão de Jesus com o Pai, na ressurreição, dom Geraldo lembra que “Jesus não nos deixa para sempre, mas voltará para nos levar-nos ao Pai”.
Ao finalizar sua homilia, o Cardeal pediu a proteção de Nossa Senhora para a Igreja e para que o Brasil viva em haja paz e na fraternidade. Pedimos de modo particular pela nossa Igreja . Que Maria, mãe de Jesus e nossa mãe esteja sempre conosco”.
                                                                Fonte: www.a12.com       Ilustração e foto: www.cnbb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário