segunda-feira, 18 de março de 2013

O Brasão do Papa Francisco


Papa Francisco mantém o brasão e o lema de arcebispo, evocando a centralidade de Cristo, juntamente com a Virgem Maria e São José

Foi hoje apresentado o brasão e o lema do Papa Francisco, para o seu pontificado, que mantêm uma referência ao seu percurso como jesuíta e os símbolos que usou enquanto cardeal e arcebispo de Buenos Aires.
No essencial, o Papa Francisco decidiu manter o seu brasão anterior, escolhido desde a sua consagração episcopal e caracterizado por uma linearidade simples”, refere um comunicado da Santa Sé, divulgado pelo Padre Lombardi, em encontro com os jornalistas. O brasão contém um escudo azul coberto pelos símbolos da dignidade pontifícia (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho), com o monograma com as letras do nome de Jesus (IHS), proposto por São Bernardino de Sena e adotado por Santo Inácio de Loyola como emblema da Companhia de Jesus:.
Por baixo, uma estrela e uma flor de nardo, simbolizando, respetivamente, a Virgem Maria e São José, patrono da Igreja, neste caso representado de acordo com a iconografia hispânica.O lema do novo Papa, ‘miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”. A expressão é retirada de uma homilia de São Beda o venerável (séculos VII-VIII), e corresponde a “uma homenagem à misericórdia divina”. 
Este lema e “programa de vida” evoca um episódio da vida do Papa argentino, que na festa de São Mateus, em 1953, “experimentou, com 17 anos de idade, de um modo muito particular, a presença amorosa de Deus na sua vida”. “A seguir a uma confissão, sentiu o seu coração ser tocado e percebeu a descida da misericórdia de Deus, que com olhar de terno amor o chamava à vida religiosa, no exemplo de Santo Inácio de Loiola”, fundador da Companhia de Jesus, refere a nota oficial da Santa Sé.
                                                                                                  Fonte: http://www.news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário